sábado, 9 de abril de 2016

Autoridade X Autoritarismo

Autoridade: Significa poder legítimo, direito de mandar: a autoridade das leis, de um pai, de um chefe. São sinônimos de autoridade: domínio, mando e poder.

Autoritarismo: É quando alguém resolve abusar do seu poder de autoridade e usar critérios particulares para fazer valer a sua vontade, muitas vezes não baseada em critérios justos.

Existe uma básica diferença entre Autoridade e Autoritarismo. A Autoridade respeita uma opinião contrária a sua e tenta dialogar, se preciso para que possa chegar a um consenso. Já Autoritarismo não suporta ser contrariado e quer impor sua vontade de tudo e todos.

A autoridade exercida pelo profissional do esporte para jovens é aquela baseada na experiência adquirida, marcada pela qualidade do conhecimento. Autoridade não é mostrar quem manda, aliás, ter autoridade não é mandar, mas exemplificar através do comportamento e de vivências anteriores.

Aquele que tem conhecimento e o expressa em seu comportamento cria naturalmente uma autoridade que o permite transmitir valores educativos, morais, sociais e culturais. Além disso, o profissional do esporte com autoridade produz uma boa comunicação com o atleta que se solidifica no respeito mútuo a conduzir o jovem ao aprendizado do equilíbrio entre o esforço individual, o prazer pelo esporte e o sucesso.

Mais especificamente, autoridade é todo o indivíduo que ocupa cargo ou função que lhe dá poderes de decisão. No esporte, a autoridade em quadra é o árbitro, ou o dirigente. O poder destes indivíduos é dado e limitado pelas regras e leis. Não existe sociedade sem autoridades. O autoritarismo é a extrapolação dos limites estabelecidos por lei. É o excesso no exercício da autoridade.

Não é nem preciso dizer que para a organização dos esportes coletivos, deve haver regras e condutas para a boa convivência no ambiente esportivo. A Educação Física como promotora de encontros nos ajuda a pensar no exercício de práticas esportivas que discutam os conceitos de autoridade e autoritarismo, na medida em que regras são inerentes a essas atividades. Regras são acordos humanos que visam um convívio social mais harmonioso. O uso delas no meio esportivo proporciona aos participantes possibilidades de problematização desses conceitos, na medida em que as regras pré-estabelecidas de cada modalidade esportiva podem ser modificadas de acordo com o contexto e seus participantes. Essas modificações, feitas coletivamente, promovem a experiência de práticas participativas, inclusivas e democráticas.

Além disso, todo time possui uma autoridade, o técnico ou comandante, também chamado por muitos atletas de “professor”. Ele é responsável por treinar a equipe e por isso conhece bem seus jogadores. A autoridade deve ser reconhecida e, portanto, respeitada. Este reconhecimento é condição necessária para que haja harmonia na equipe e sintonia na execução dos comandos do técnico.

Um exemplo de um fato em meio ao esporte, mas principalmente no futebol e que já causou muita discussão em todos os lugares, é o fato de que o ex-atacante do Santos, Neymar, insultou o técnico do time, Dorival Júnior, após ser proibido de bater um pênalti na partida contra Atlético-GO (15/09/10). Diante disso, o técnico resolveu punir o jogador, deixando-o de fora da próxima partida e possivelmente de outras para que o santista refletisse sobre a sua conduta. Muitas pessoas discordaram dessa decisão do técnico, inclusive os dirigentes do clube, que decidiram em acordo com Dorival, pela demissão do comandante, campeão do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil com o time do Santos no ano de 2010.


Desconhecemos questões internas do Clube. Mas a nossa análise dos fatos nos sugere que o técnico agiu como deveria agir uma autoridade. Em nossa visão ele não agiu com autoritarismo. A atitude do técnico revelou uma preocupação com o jovem atleta e com o grupo dos jogadores. Neymar não reconheceu a autoridade do técnico, não seguiu as regras. O rapaz quis que sua vontade fosse soberana. Enquanto o técnico sinalizou que se deve respeitar algumas decisões para o sucesso da equipe. A decisão da autoridade revela que mesmo o mais inteligente e que possui a melhor remuneração em relação aos outros integrantes do grupo deve seguir algumas regras.

Alunas: Letícia Guimarães Rocha Pontes e Raissa Da Costa Lassance Cunha.

Um comentário: